Pular para o conteúdo

A Fenerj 2018 e a inovação no Vale do Jaguaribe

Limoeiro do Norte, recebe de braços abertos a Feira de Negócios da Região Jaguaribana (Fernej 2018) que é ponto de encontro do Vale do Jaguaribe nos dias 03 a 05 de outubro. A Praça da Rodoviária se transformou em vitrine dos negócios locais, espaço de conhecimento e descoberta de riquezas culturais.

A Cerimônia da Abertura Feira contou com a participação de pessoas importantes na realização desse evento. Estavam entre parceiros representantes da FIEC, Sebrae, Prefeituras e Sindicatos.

Com foco industrial, a Fenerj 2018, enxerga neste segmento o potencial de movimentar ainda mais a economia dos municípios. Juliana Guimarães, Superintendente Geral da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), conta que “micro e pequenas empresas industriais são o foco da FIEC e do Sebrae no Ceará que trabalham juntos […] para entender as potencialidades de cada um dos setores e definir ações que possam potencializar os canais principais de desenvolvimento”.

Como proposta além do ambiente de indústrias, com palestras e orientações para empreendedores, a Feira conta com ambientes diferentes que valorizam o conhecimento e a inovação.

Hackthon na Fenerj 2018

Na implantação do Pólo Metal Mecânico no Vale do Jaguaribe, o Governo do Estado do Ceará identificou através de estudos algumas dificuldades que foram listadas em um relatório. A proposta do Hackthon é que jovens do Instituto e da Universidade Federal do Ceará (IFCE e UFC, respectivamente) encontrassem soluções que pudessem se transformar em ideias possíveis e escaláveis. No final, foram selecionadas as ideias mais rentáveis, equipes premiadas e colocadas em contato com facilitadores da realização de negócios para seguirem a jornada.

Empretec no Vale do Jaguaribe

Durante a Fenerj 2018, aconteceu um encontro com empretecos da região do Vale do Jaguaribe. Os participantes foram reconhecidos como empreendedores potenciais em suas atividades e prestigiados por amigos, familiares e visitantes do evento. Fred Gurgel, consultor e facilitador do Empretec, conduziu o encontro e motivou os presentes a se engajarem no projeto e acreditarem na capacidade de desenvolver seu perfil empreendedor.

Stand do Sebrae

No Stand do Sebrae no Ceará, durante toda a Fenerj 2018, visitantes empreendedores ou que pensam em empreender tinham acesso direto ao atendimento especializado em validação de modelos de negócios de forma gratuita. Felipe Cruz, analista do Sebrae no Ceará afirma que esse método é “uma chacoalhada dos dois lados[…], chacoalhar ideias é a função do Sebrae e a configuração mental do empreendedor (mindset) deveria ser também essa.” Dessa forma o momento se torna autoconstrutivo tanto para instituição como para a pessoa em atendimento.

Confira a programação dos próximos dias deste evento!