Pular para o conteúdo

Parcerias para o Desenvolvimento na Fenerj 2018

A Feira de Negócios da Região Jaguaribana (Fenerj 2018) tem sido mais que uma vitrine para negócios locais, atração cultural ou tradicionalidade da região do Vale do Jaguaribe. Além dos pontos apresentados, uma que se destaca são as parcerias.
Em sua 29ª edição, ficou claro que o Sebrae no Ceará tem sido peça-chave da formação de parcerias com foco no desenvolvimento da região. São diversos os espaços que representam essas parcerias.

Compre do Pequeno

A ação Compre do Pequeno já é conhecida através do Sebrae e o Escritório Regional Jaguaribe percebeu a oportunidade ideal de destacá-la na região na Fenerj 2018 após um período longo de construção da Rede de Supermercados Univale.

Eudes Sales, Diretor de Expansão da Rede conta que tudo começou com a 8 anos atrás com a rede AmeVale, pioneira na região. Com satisfação reforça o apoio fundamental do Sebrae no Ceará “porque inicialmente tivemos muita dificuldade quando se falava em associativismo e cooperativismo, o pessoal não acreditava, na verdade”, afirma o empreendedor.
Após a ação do primeiro encarte com produtos do Vale do Jaguaribe para a rede de mercadinhos, outros empresários viram a possibilidade de sucesso, mas a estrutura inicial não permitia ampliação do número de participantes. Então surgiu a LimoForça que há quase um ano somou para formar a UniVale.
Apesar de “muitas mentes, muitas cabeças, muito jeito de pensar e trabalhar isso é muito complicado”, Luiz Gonzaga, Diretor de Tecnologia da UniVale, afirma que a parceria com o Sebrae no Ceará com orientação, consultoria e cursos tornou tudo possível. Hoje, a rede abrange 6 municípios: Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Quixeré, Russas, Alto Santo e Aracati.

Parcerias e Desenvolvimento

O Sistema FIEC, é um parceiro ideal para os projetos de desenvolvimento do Vale do Jaguaribe e junto ao Sebrae no Ceará, tem disseminado a Cultura do Associativismo como ponto de melhoria para cada segmento, Robson Marques, Coordenador de Vendas na instituição, reforça que “de todas as dificuldades que a gente encontra hoje no mercado é necessário ter uma força de empresas que tenham o mesmo projeto, que buscam soluções inovadoras para contornar problemas”.


Alexandre Santos, Médico do Trabalho, trouxe a conscientização sobre o e-social, “novo sistema do Governo Federal de prestação de informações acerca das relações de trabalho.” Segundo ele, se essa prestação de contas não for realizada de forma tecnicamente qualificada, a empresa será passível de multas e esse encontro na Fenerj 2018 é com intuito de criar um canal de suporte necessário aos empreendedores locais.

A Fenerj como Referência

A Secretária de Desenvolvimento Econômico de Jaguaribe, Lívia Barreto, visitou a Fenerj 2018 e escancarou o atrativo: “conhecer os novos negócios e ver a atualização dos negócios que já funcionavam. Aqui é uma feira de grande destaque. Todas as tendências que possamos imaginar para as empresas do Vale estão sendo abordadas aqui.”


Na noite, trouxeram Joselito, produtor de Filé de Tilápia, carro-chefe do município, para conhecer o projeto da Rede UniVale e apresentar o produto dele para prestígio dos comércio. Com fala positiva e motivadora para os organizadores do evento, diz que é importante conhecer as novidades, até mesmo, para levar para a cidade como tentativa de impulsionar o desenvolvimento local.

Cultura e Moda

Na Fenerj 2018, além das negociações e oportunidades de conhecimento, cultura e moda se apresentam como um braço para o desenvolvimento social da região. Canções na voz de cantores locais e de melodias personalizadas ao gosto da população tornaram o espaço da gastronomia mais agradável. Da mesma forma, foi a na Feira da Agricultura Familiar que se tornou ainda mais característica e despertadora de boas lembranças com o forró tocado por um trio de músicos locais acostumados com sanfona, violão, triângulo e a animação de quem escuta seu som.

moda também teve participação. Os desfiles contemplavam marcas autorais do território, assim como lojas de multimarcas que tem buscado aplicar novas tendências do segmento no Vale do Jaguaribe.

Confira o que acontece no próximo dia da Fenerj 2018!